que falta para o clube da saúde?

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

História

História


O Clube da Saúde foi fundado no dia 19 de julho de 1973. Chamava-se Associação Atlética da Fundação Hospitalar do Distrito Federal. A Associação foi criada por um grupo de gerentes da Fundação Hospitalar, suprindo a necessidade de lazer e de eventos sociais da classe hospitalar. Os sócios fundadores foram: Dr. Celso Generoso Pereira, diretor-executivo; Dr. José Mário Machado Santos, diretor do Departamento de Administração; Dr. Rubens de Aquino Marques, diretor do Departamento Hospitalar; Dr. Eutímio Bandeira Ortegal, diretor do Departamento Econômico e Financeiro; Dr. Ary Lopes Rodrigues, diretor do Departamento Jurídico.
A antiga sede era localizada no Setor Hospitalar Sul. Já em 1974 mudou-se definitivamente para o SIA. O terreno foi doado para a Fundação Hospitalar pela antiga Novacap e vale a pena lembrar que a primeira piscina da Associação foi construída e doada pela “Johnson & Johnson”, em 1976. A atividade era primordialmente esportiva, com destaque para o futebol. Quanto a eventos sociais, a Associação promovia um notório e competitivo concurso de beleza, em que se elegia a “Miss Saúde”.
Todos os servidores da Fundação Hospitalar eram convidados a se filiar à Associação Atlética, pagando uma contribuição de 0,5 % do salário.
Em 1985, a entidade passou a se chamar Associação dos Servidores da Fundação Hospitalar do Distrito Federal, nome outorgado em assembléia. O médico Gustavo Ribeiro, principal responsável pela favorável transição, na época diretor-executivo da Fundação Hospitalar, entendia que a Associação de fato pertencia aos servidores do Setor de Saúde, e não à Fundação Hospitalar. Daí a necessidade da alteração do nome. Era através dos recursos dos associados que a Associação concebia seu patrimônio. Gustavo Ribeiro também realizou a primeira eleição direta para a diretoria da Associação. Concorreram seis chapas. O primeiro presidente eleito foi Juscelino Ferreira da Silva, servidor do Hospital de Base, agente administrativo. O resultado corroborou a bela campanha política de Juscelino.
Já em 2003, a Associação dos Servidores da Fundação Hospitalar do Distrito Federal passou a se chamar Clube da Saúde, em função da extinção da antiga Fundação Hospitalar e também para uma nova apresentação do Clube à sociedade. Hoje, o Clube da Saúde tem uma “cara nova”. É um Clube vivo, disposto e aberto à interatividade e que preza por um ambiente familiar e saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário